quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Arquitetura e Aplicações do Hyper - V

Arquitetura

O Hyper-V oferece suporte ao isolamento em termos de uma partição. Uma partição é uma unidade lógica de isolamento, com suporte do hipervisor, na qual os sistemas operacionais são executados. A partição raiz cria as partições filho que hospedam os sistemas operacionais convidados.

As partições não têm acesso ao processador físico, nem controlam as interrupções do processador. Em vez disso, elas têm uma exibição virtual do processador e são executadas em uma região de endereço de memória virtual que é particular para cada partição convidada. O hipervisor controla as interrupções no processador e as redireciona para a respectiva partição. O Hyper-V também pode acelerar o hardware da conversão de endereço entre vários espaços de endereço virtual convidados usando uma IOMMU (Input Output Memory Management Unit) que opera independentemente do hardware de gerenciamento de memória usado pela CPU. A IOMMU é usada para mapear novamente os endereços da memória física para os endereços que são usados pelas partições filho.

As partições filho também não têm acesso direto a outros recursos de hardware e são apresentadas a uma exibição virtual dos recursos, como dispositivos virtuais (VDevs). As solicitações para os dispositivos virtuais são redirecionadas por meio do VMBus ou do hipervisor para os dispositivos na partição pai, que controla as solicitações. O VMBus é um canal lógico de comunicação entre as partições. A partição pai hospeda os VSPs (Provedores de Serviços de Virtualização) que se comunicam pelo VMBus para controlar as solicitações de acesso de dispositivo das partições filho. As partições filho hospedam os VSCs (Virtualization Service Consumers) que redirecionam as solicitações de dispositivo para os VSPs na partição pai via VMBus.

Os dispositivos virtuais também podem tirar proveito de um recurso do Windows Server Virtualization, chamado Enlightened I/O, para o armazenamento, as redes, os elementos gráficos e os subsistemas de entrada. O Enlightened I/O é uma implementação com reconhecimento de virtualização especializada de protocolos de comunicação de alto nível (por exemplo, SCSI) que utilizam o VMBus diretamente, ignorando qualquer camada de emulação de dispositivo. Isso torna a comunicação mais eficiente, mas exige um convidado capacitado que reconheça o hipervisor e o VMBus. O recurso Enlightened I/O do Hyper-V e um kernel que reconheça o hipervisor são fornecidos por meio de instalação dos serviços de integração do Hyper-V. Os componentes de integração, que incluem drivers do VSC (Virtual Server Client), também estão disponíveis para outros sistemas operacionais cliente. O Hyper-V requer um processador que inclua a virtualização assistida por hardware, como os fornecidos com a tecnologia Intel VT ou AMD-V (AMD Virtualization).


O diagrama a seguir fornece uma visão geral de alto nível da arquitetura de um ambiente do Hyper-V.



Aplicações

Quando o assunto é virtualização as aplicações são grandes como por exemplo: uso em VPS (Virtual Private Server) onde um único computador é divido em varias partes e disponibilizado para os usuarios, criar uma segunda maquina para testes de softwares sem correr riscos de prejudicar seu sistema principal ou testar outros sistemas operacionais sem ter que se preocupar em formatar o computador ou comprar outro HD para realizar a instalação de um segundo sistema. Diversas empresas utilizam esse sistema como Amazon, HostGator, LocaWeb, Wenlink, etc.


VPS e DS

É muito normal as pessoas confundirem o VPS (Virtual Private Server) com o DS (Dedicated Server), a VPS é um servidor virtual ou seja é uma única maquina rodando 4 ou mais maquinas virtuais por isso seu custo é baixo, por exemplo uma vps básica – intermediaria fica entre 30 – 300 reais por mês e uma top por volta de 500 reais por mês, o servidor dedicado já é bem mais caro pois é uma maquina completa apenas para uma pessoa ou seja não é repartida em varias maquinas virtuais e comercializada e sim comercializada como uma maquina completa por isso seu custo é bem alto um básico – intermediário fica entre 700 – 3000 reais por mês e um top é de 4000 pra mais no entanto são servidores excelentes.

Referências



Yussef Casseb